Eu não sei falar não | Aprenda para a sua saúde emocional

O que eu pense para esse post que intitulei 'Eu não sei falar não! foi algo do tipo 'The Secret" (que eu amo) um manual de bons pensamentos que são geradores de bons fluídos e que resultam em acontecimentos fantásticos, mas, não é assim que eu posso descrever o horror que uma pessoa passa por não saber dizer uma simples palavra "NÃO", eu sei do que estou falando, até pouco tempo atrás, eu era assim, e posso dizer que "SIM" ainda tem um pouco dessa estranha em mim.

Quando me perguntavam, Alêxs, você quer comer arroz ou macarrão? a minha resposta fatidicamente era, arroz (que eu também amo muito) se a pessoa indagasse, mas, podemos comer macarrão, mesmo com todas as fibras do meu corpinho querendo dizer não por estar já em sua fantasia chinesa do arroz, eu respondia, claro, não tem problema, a minha decepção era tamanha que eu me irritava e xingava e batia e quebrava tudo, só que internamente, do meu corpo saiam apenas um sorriso amarelo e o movimento de aceitação.


Como mensurar o tamanho da violência que eu estava cometendo com o meu ser, o que eu temia tanto? seria o medo de perder algo, poderia ser o medo de decepcionar ou uma alto estima baixa? E se o assunto fosse financeiro, ai sim, a 'HUCK' dentro de mim, enclausurada pelo medo implodia meus reais sentimento em um furacão fora de qualquer escala, mas, eu dizia sim.

Então, como mudar? Olha que palavra linda 'mudar' é a mais bela das palavras para alguém que não sabe dizer não, pois ela parte de um principio simples, que é, voltar o olhar para si, parafrasearei uma citação de Sócrates, conhece te a ti mesmo, e aprenda a dizer 'NÃO', eu não me conhecia, e não conhecia as minhas limitações, o meu corpo adoeceu, o meu 'eu' se perdeu em demasia de pensamento na ânsia de encontrar as respostas para uma pergunta que não existia até então, e eis que ela surge em meio aos destroços de uma mente fragilizada pelo ignorância e ainda preocupada com os outros ou com o que os outros poderia pensar.

Em meio um devaneio melancólico, encontrei a pergunta que almejava uma resposta para a conclusão do meu problema, PORQUE? PARA QUE? PARA QUEM? Eu sou assim? Se algumas teorias estão certas quando dizem que eu existo no outro a pergunta se faz presente, Quem sou eu? em quem eu estou existindo? Eu preciso ser assim? por que eu sofro sendo assim?

NÃO, expressa negação, substantivo masculino: negativa enfática; encontrei o problema, os não que recebemos desde que nascemos, os vazios que se formam, as ausências necessárias e não elaboradas, os medos aprendidos nos constroem e se deixarmos nos domina e nos fazem sofrer ao invés de nos ensinar, se você estiver passando por esse sofrimento e quer MUDAR, se faça as perguntar, busque o seu equilíbrio, mesmo que para isso você tenha que magoar alguém que, de certa forma abusava de sua condição momentânea e também te magoava (era você que não expressava) não tenha medo de decepcionar, não tenha medo de se decepcionar, uma hora ou outra isso vai acontecer, não tenha medo de perder, todo mundo perde, faz parte do ciclo da vida, não seja orgulhosa, assuma para si mesmo os seus erros, tenha medo, mas, saiba que eles são inerente a todos os seres humanos e como tal, devemos aprender a conviver e a viver com ele.

Hoje a palavra NÃO para mim é normal e rotineira, não precisa ser do meu jeito todas as vezes, busquei o meu equilíbrio e com atitudes simples e com uma nova ótica do ambiente que me rodeia, consegui compreender que as variáveis são muito importantes para o meu crescimento e das outras pessoas também, em primeiro lugar tem que estar você e a sua busca por uma vivencia social mais branda e satisfatória para todos, a frase, "Não dá para agradar gregos e troianos" é verídica e sempre vamos estar de um lado, a responsabilidade da felicidade do outro não é só sua e nem tão pouco o seu vazio não poderá ser preenchido plenamente pelo outro. Seja livre para escolher e aprenda a aceitar as consequências das suas decisões.

"Tudo aquilo que te trás sofrimento, não é passível de amor, mas, é obrigatório a sua compreensão, por que faz parte da sua construção como pessoa".
Espero que esse texto ajude VOCÊ que está passando por isso, saiba que tudo muda, basta apenas um querer.

Um grande abraço

Alêxs 


Mais temas

0 comentários

Dê a sua opinião, tire as suas dúvidas ou apenas me mande um oi !