O que são Minorias Sociais?

Olá mana!

             Todos os dias eu escuto diversos termos diferente, mas, tem alguns que eu sempre escuto e que me faz pensar, será que é isso mesmo?

          Quando eu escuto em algum discurso, que estamos lutando para dar voz as minorias, as minorias sofre com esse descaso do estado e da sociedade...e assim por diante...
  • Mas, quem são essa minoria?
  • Eu estou incluída no grupo das minorias?




Pequei a definição do Dicionário.
  • Minorias Sociais: As minorias sociais são as coletividades que sofrem processos de estigmatização e discriminação, resultando em diversas formas de desigualdade ou exclusão sociais, mesmo quando constituem a maioria numérica de determinada população.
          Então respondendo a minha primeira pergunta, as minorias são os que diferenciam daqueles que julgam-se, seremos modelos da sociedade aceitáveis, assim como no Holocausto entre 1941 e 1945, quando os que se auto denominavam a 'Raça Ariana' assassinaram milhões de Judeus, ciganos e estrangeiros.

          Expressando a minha opinião, isso é revoltante, e me geraria muita irá, se por uma acaso, eu não estivesse vendo o empoderamento dessas minorias, ou seja, os negros, LGBT, os nordestinos, as mulheres, os indígenas, os pobres e tantos outros, hoje eu percebo que a grande responsável pelo processo de estigmatização e discriminação dessa minoria foi a mídia.



Nordestinos Famosos | Minoria social?

          Hoje, eu percebo um contexto diferente, essa minoria está tomando voz, estão criando representantes, estão consumindo e estão tomando o seu lugar de direito, observe, que a mídia passou a agregar mais diversidade dentro do processo de criação e noticiário, mas, não porque são bonzinhos, mas, porque perceberam que é a minoria que consome, e essa minoria passou a exigir mais identidade nos bens de consumo.


Comunidade LGBT Empoderada | Minoria Social?


          Os negros querem mais representantes em novelas, filmes e produtos, mas, não a empregada negra, não o traficante e o trombadinha do faról, não bonecas só brancas, e a maquiagem, meu pai eterno. Os LGBT querem ver Drag sendo atriz, cantoras e apresentadoras, que histórias de suas vidas sejam representadas para a diminuição da ignorância alheia, os nordestinos não são um povo sem cultura, as mulheres não são inferiores aos homens, essa é a nova verdade, essa é a nova sociedade.


Mulheres | Negras | Empoderadas | Minorias sociais ?

Então é isso!

          Eu estou feliz, não porque a desigualdade acabou, não porque o racismo diminuiu, mas, porque nós estamos lutando, nós estamos buscando a nossa identidade, nosso lugar (não na base, mas, no cume) e nossos direitos negligenciado a tanto e tanto tempo.

Viva, a Sociedade das minorias!
Viva, a Sociedade da Diversidade Social!

• Um Grande, Mega, Ultra beijo maninhas •

Mais temas

0 comentários

Dê a sua opinião, tire as suas dúvidas ou apenas me mande um oi !